Descubra a IC na UA

No dbio o ensino e a investigação estão ao serviço da comunicação científica, da biodiversidade, da saúde e da economia.

Universidade de Aveiro (ua), com relevo para o Departamento de Biologia (dbio), é uma das poucas instituições de Ensino Superior público, nacional e internacional, consciente da crescente importância da Ilustração Científica para a construção e memória do conhecimento científico e sua divulgação, quer na vertente académica, quer sócio-cultural.

Atualmente é a única universidade portuguesa capaz de fornecer uma das melhores e mais completas formações em Comunicação Científica, na vertente da Ilustração Científica (major em Ilustração Biológica), plenamente integrada num centro de investigação científica de renome internacional.

Integrando várias e diversificadas áreas científicas, no ensino-aprendizagem e na investigação e pesquisa, a estratégia do dbio progride no sentido de criar, de forma paulatina e sustentada, as condições capazes de nutrir e encorajar o desenvolvimento desta nova área de intervenção científica e comunicacional.

De fato, o historial do dbio comprova a construção e consolidação desta estratégia, assumindo-se como um motor e nicho incubador, ao desenvolver um crescendo de atividades promotoras — capazes de sustentar desde o desenvolvimento de competências (no ativo desde a década de 90, séc. XX), a formação certificada, ou mesmo atividades culturais a ela intrinsecamente associadas — no âmbito do novo e emergente domínio da Divulgação e Comunicação Científica. 



A ExpoDBIO e o Laboratório de Ilustração Científica/LIC, sob coordenação de Fernando Correia, são algumas dessas iniciativas.